Por que Alemanha?

Por que Alemanha? Essa foi a pergunta que eu mais ouvi em 2019. As pessoas me perguntavam muito porque imigrar para a Alemanha e sim, essa é uma pergunta que faz total sentido. Por que deixar o conforto da sua casa para começar uma nova vida em um país com uma cultura bastante longe da nossa, uma língua super difícil de aprender e havendo tantas outras opções de destinos para imigração, países cuja língua oficial é o inglês por exemplo?

Se você pensa em viver na Alemanha provavelmente já ouviu essa pergunta e se não ouviu vai ouvir em breve, acredite. E na pretensão de talvez te ajudar a responder a essa e a outras perguntas mais eu resolvi colocar nesse espaço as minhas experiências como imigrante. Talvez essas experiências possam ajudar outras pessoas que pensam em imigrar para terras germânicas ou que acabaram de chegar por aqui.

Para começar vou contar um pouco sobre quem sou eu e como cheguei na Alemanha. Meu nome é Danielle, eu tenho 42 anos e duas filhas, uma de 10 e outra de 16 anos que continuam por enquanto no Brasil. Eu não tinha essa vontade que algumas pessoas tem desde muito cedo de sair do Brasil, talvez morar no exterior por 2 ou 3 anos para um mestrado, não mais que isso, mas não havia até então pensado seriamente em imigrar por um período longo.

Sou da área de Logística Internacional e estava trabalhando já há 9 anos em uma multinacional americana. Adorava a empresa e o meu trabalho mas lá no fundo sentia uma pontinha de desejo de um novo desafio, algo que realmente me tirasse da zona de conforto e me fizesse crescer não apenas como profissional mas como mulher e ser humano. Esse “algo” dentro de mim era um pouco nebuloso, eu não sabia bem em que direção dar esse passo. Trocar de emprego me parecia mais do mesmo e recomeçar a carreira em uma outra área não me motivava muito. Passei pelo menos 1 ano cozinhando essas ideias e nesse tempo alguns amigos saíram do país, quase todos para o Canadá e foi aí que eu comecei a considerar a possibilidade.

Até então a Alemanha não era uma opção. O Canadá ser parecia ser o melhor caminho. Eu domino o inglês, conheço o básico da cultura, tenho muitos amigos morando lá que poderiam dar uma força no início… Parecia mesmo a melhor opção e eu comecei a fase das pesquisas.

Em meados de 2018, porém, tudo começou a mudar. Meu namorado decidiu que iria passar 6 meses estudando em Berlin. Ele sempre sonhou em morar um tempo na Alemanha mas nunca havia feito nenhum movimento nessa direção então essa decisão me tomou meio que de surpresa. A vida deu fez um giro 180 graus e em fevereiro de 2019 ele embarcou para Berlin.

Do lado de cá eu continuei com os passos para o processo de imigração para o Canadá. Estudei e prestei o IELTS, me debrucei nos formulários e acompanhava a “nota de corte”. O processo de imigração para o Canadá é cheio de etapas e processos, um dia, quem sabe, eu fale um pouco mais sobre ele aqui.

Os meses foram passando. Meu namorado que tinha um visto a princípio de 6 meses conseguiu estende-lo por mais 3 meses o que deu a ele tempo de procurar e encontrar um emprego em Munique – o processo dele foi bem interessante e mais para frente eu farei um post sobre o esse tipo de visto também. Emprego em mãos ele não voltaria mais… e agora o que fazer? Foi um período bem complicado, eu tinha muito medo de vir para a Alemanha, afinal eu não falo alemão… como conseguir um trabalho? Como seria para as crianças a adaptação? Como seria morar com o namorado (sempre moramos em casas separadas)?

Não entrarei em detalhes agora mas depois de muito pensar, chorar, orar e virar a internet de cabeça para baixo procurando informação, decidi que eu viria também. Conversei com o meu diretor na época e avisei que em 4 meses eu pediria demissão, assim daria tempo de repor minha posição e fazer uma transição tranquila. E assim cá estou em Munique!

Omiti muitos detalhes para não ficar muito extenso, mas aos poucos vou contando mais sobre toda essa loucura e algumas dicas e caminhos que eu descobri depois, mas que poderiam ter tornado tudo mais simples e menos emocionalmente avassalador!

Até a próxima aventura!

2 comentários em “Por que Alemanha?

  1. Avatar de CláudiaCláudia

    Quero saber mais!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oi Claudia!!! Que bom!!! Estou tentando postar com frequência. Uma boa forma de acompanhar o conteúdo é seguir o nosso instagram @alemanhaporquesim 🙂

      Curtir

Deixe um comentário