A saga da conta no Banco

Olá meu povo! Vamos falar de uma das complicações que enfrentamos a iniciar uma vida aqui na Alemanha: abrir uma conta no banco. Eu mesma fiquei meses sem uma conta em um banco alemão, em parte pela burocracia local, mas em grande parte também por falta de conhecimento.

Bem, eu já disse antes que a minha intenção é falar sobre “detalhes” que não são populares, ou seja, informações que você não encontra facilmente pesquisando na internet. Então o que poderia ser novo em relação à abertura de conta bancária na Alemanha? Se você fizer uma pesquisa rápida vai achar dezenas de artigos em blogs ou sites especializados falando de quais são os tipo de conta, dando algumas sugestões de banco e etc… Também vou trazer resumidamente essas informações para poupar seu tempo – caso você já não tenha pesquisado sobre isso antes – mas vou dar também algumas dicas que ninguém me deu.

Girokonto

Sabe aquela “conta corrente” no Brasil? A Girokonto é algo parecido. Você pode receber salário ou outros depósitos, fazer saques, pagar como débito em conta. É comum os bancos oferecerem modalidades sem taxas, mas isso varia de banco para banco então é bom verificar direitinho e comparar vários bancos antes de decidir.

DICA: Cada banco vai oferecer diferentes modalidades de Girokonto. Alguns bancos oferecem modalidades livres de taxas mas que tem várias restrições. Por exemplo: só permitem transferências bancárias dentro da Alemanha (não entre países da Europa) e não permitem a vinculação da Tagesgeldkonto (abaixo). Eu tive essa experiência com o Commerzbank e acabei tendo que abrir outra conta no N26.

Tagesgeldkonto

Nossa boa e velha Conta Poupança. É vinculada à Girokonto, você pode sacar há qualquer momento mas tem baixo rendimento.

DICA: Dependendo da modalidade que cada banco oferece para a Girokonto pode ser também que você não tenha a Tagesgeldkonto automaticamente e que precise solicitar na agencia.

Sparkonto

Essa é a modalidade mais escolhida pelos estudantes estrangeiros pois ela só permite um valor pre-determinado de saque por mês. Se você for tirar um visto de estudante vai verificar na lista de requisitos que precisa ter um valor determinado depositado em “Conta Bloqueada”, essa a á Sparkonto.

Como abrir a minha conta

Aí começam as dificuldades. Aqui eu vou relatar para vocês a minha experiência pessoal e espero que os ajude a ficar atentos aos detalhes que podem ser armadilhas, especialmente se você não domina 100% o idioma alemão.

Eu tentei primeiro abrir uma conta no N26. Esse é um banco bem popular entre os estrangeiros especialmente. Todo o processo é feito on line e em inglês oque é um grande facilitador. Porém… as regras que eles seguem para aceitar ou não clientes varia conforme a nacionalidade do cliente – sim você leu corretamente – e também mudam com certa frequência.

Meu namorado por exemplo abriu a conta dele ainda do Brasil e só com o passaporte, sem nenhum problema. Quando eu fui tentar, um ano depois, já havia uma série de outros requisitos. Na primeira tentativa fui informada de que eles não estavam abrindo contas para Brasileiros que não tivessem residência permanente na Europa. Alguns meses depois eu consegui abrir a conta apresentando o passaporte e o cartão de residência eletrônico (só o eletrônico estava sendo aceito no momento).

Como na primeira tentativa não rolou o N26 eu precisei procurar alguma outra solução já que precisava urgentemente de uma conta para receber o salário. Tentei vários bancos e em todos os formulários pediam o meu steuernummer, isso valeria outro post mas por hora vou resumir da seguinte forma:

Quando você chega na Alemanha para morar tem um prazo de 15 dias para se registrar na Prefeitura, após esse registro você recebe um número de identificação e sem esse número você praticamente não existe, não pode fazer uma série de coisas… uma delas é abrir a conta em um banco alemão.

Sim, eu fiz o registro dentro do tempo determinado mas acontece que no documento que você recebe da prefeitura está escrito Identifikationsnummer e no formulário do banco pede o steuernummer, e eu nunca imaginei que tratava-se do mesmo número 😦 Para piorar… como eu vim com visto de trabalhador autônomo, eu precisei dar entrada na solicitação de um registro para emissão de faturas (tipo um CNPJ para emitir Nota fiscal) e esse número de registro também é chamado de steuernummer… Ou seja, eu não informava o número solicitado ou informava o número errado (o tal “CNPJ”) e recebia de volta uma gentil recusa de todos os bancos.

Em meio ao pânico total eu achei a conta da TransferWise. Importante dizer que o Transferwise não é um banco mas eles tem uma modalidade aqui na Alemanha que funciona como uma conta bancária simples. Você pode receber depósitos, fazer transferências e também recebe um cartão de debito. Isso salvou a minha vida nos primeiros meses!!! Super recomento como solução temporária!

Quando eu entendi a confusão Identifikationsnummer x steuernummer eu prucurei abrir uma conta em um banco alemão e fiz pelo Commezbank. Tudo foi feito on line. Eu escolhi uma modalidade de Girokonto sem taxas mas que também tem várias restrições, para o momento estava OK!

Se você faz o processo on line, no final do processo recebe via email o contrato e vários formulários para assinar, então você precisa fazer a prova de identidade. Leva os documentos todos nos correios mais o seu passaporte ou cartão de residência. O funcionário do correio vai conferir o “cara-crachá” e confirmar que você é você mesmo e manda todos os documentos para o banco. Meu cartão chegou em uma semana em casa.

Consultei também o Sparkasse e o processo é exatamente o mesmo, embora existam diferenças entre os tipos de contas oferecidas pelo bancos. Outras opções também são o DeutscheBank e o PostBank. Vale, como eu disse, comparar o que cada um oferece e as taxas.

Espero ter ajudado!