E lá vamos nós falar de vistos novamente porque é isso que interessa não é mesmo? Um visto super bacana para a galera mais jovem é o Work Holiday. Esse é um visto pouquíssimo conhecido e concedido pela Alemanha através de um acordo com alguns países, entre eles, felizmente, o nosso Brasil!
É um visto com duração de 1 ano e, embora permita atividades remuneradas, o objetivo principal da viagem deve ser férias. A permissão de trabalho se restringe a Ferienjobs – que são os empregos temporários aqui – de no máximo 6 meses por empregador, ou seja, após 6 meses é necessário trocar de emprego. Vale dizer que normalmente esses trabalhos não são atividades que requerem muita formação ou experiência. Você pode trabalhar como atendente em lojas, parques, museus, restaurante e etc…
Segundo o site do consulado esse visto deve ser solicitado no Consulado Alemão no Brasil, no estado de residência do requerente e os requisitos principais são:
- Ter entre 18 e 30 anos;
- Ter nacionalidade Brasileira;
- não ter participado do programa Working Holiday anteriormente;
- O objetivo principal da viagem à Alemanha deverá ser uma viagem/permanência de férias;
- comprovação de meios financeiros suficientes para subsistência e acomodação: 600 euros por mês nos primeiros quatro meses (total de 2.400 euros);
- Na retirada do visto deve ser apresentada a passagem de ida e volta Brasil – Alemanha – Brasil;
Como eu sempre lembro vocês aqui todos os dados devem ser consultados e confirmado no site do consulado. Acima listei os requisitos principais e mesmo esses podem ser alterado a qualquer momento e sem aviso por isso orientem-se sempre pelas fontes oficiais.
Achei super bacana porque permite aquele ano sabático que a gente acha que só rico pode né gente?! Ou um tipo de de intercambio diferente antes da faculdade. Como intercambista que fui – lá em 1900 e guaraná de rolha – posso afirmar que vale muito a pena e que as expediências vividas são incríveis.
E aí? Se animou? Bora correr atrás dos sonhos?